CURA

      Doença e enfermidade têm acompanhado o homem desde que Deus expulsou Adão e Eva do jardim do Éden (cf. Gn 3:19). Os hebreus criam que a doença era causada pelo pecado individual que Deus tinha de castigar (Gn 12:17; Pv 23:29-32), pelo pecado dos pais (2 Sm 12:15), ou por sedução de Satanás (Mt 9:34; Lc 13:16). Contudo, alguns trechos bíblicos mostram que nem sempre há uma explicação tão simples para a enfermidade (cf. Jó 34:19-20).


Mesmo nos tempos do Antigo Testamento, os hebreus associavam a cura com Deus. Por exemplo, Malaquias falou do sol da justiça trazendo salvação [cura] nas suas asas (Ml 4:2), e Davi louvou a Deus como aquele que "sara todas as tuas enfermidades" (Sl 103:3).



Curas Rituais e curas milagrosas



Enfermidades e Curas



Doença e enfermidade têm infestado o homem desde que Deus expulsou Adão e Eva do jardim do Éden (cf. Gn 3:19). Os hebreus criam que a doença era causada pelo pecado individual que Deus tinha de castigar (Gn 12:17; Pv 23:29-32), pelo pecado dos pais (2 Sm 12:15), ou por sedução de Satanás (Mt 9:34; Lc 13:16). Contudo, alguns trechos bíblicos mostram que nem sempre há uma explicação tão simples para a enfermidade (cf. Jó 34:19-20).



Mesmo nos tempos do Antigo Testamento, os hebreus associavam a cura com Deus. Por exemplo, Malaquias falou do sol da justiça trazendo salvação [cura] nas suas asas (Ml 4:2), e Davi louvou a Deus como aquele que "sara todas as tuas enfermidades" (Sl 103:3).



CURAS RITUAIS E CURAS MILAGROSAS



 Aqui vamos passar em revista algumas das enfermidades e respectivos problemas dos tempos bíblicos. A compreensão desses problemas é importante para todo estudante da Bíblia, porque amiúde eles determinavam o curso da história de Israel, e o ministério de Jesus encareceu a cura dos enfermos.



A. Afasia. É a perda temporária da fala, geralmente causada por uma lesão cerebral, mas às vezes atribuída a um transtorno emocional. Isto aconteceu ao profeta Ezequiel (Ez 33:22). Quando o anjo disse a Zacarias que ele ia ser pai de João Batista, o velho saiu do templo e não podia falar (Lc 1:22).

B. Apoplexia. Este termo refere-se a uma ruptura ou obstrução de uma artéria do cérebro, causando derrame. Quando Abigail falou a Nabal de seu insulto a Davi e de suas horrendas consequências, "...se amorteceu nele o coração, e ficou ele como pedra"; dez dias mais tarde ele morreu (1 Sm 25:37-38). Esses sintomas sugerem que ele sofreu um ataque de apoplexia. O mesmo pode ter acontecido a Uzá, que tocou a arca da aliança (2 Sm 6:7), bem como a Ananias e Safira (At 5:5, 9-10).

C. Câncer. Ezequias estava muito doente e o Senhor lhe disse que se preparasse para morrer (2 Rs 20:1). O Senhor infligiu uma doença incurável a Jeorão, e após dois anos saíram-lhe as entranhas (2 Cr 21:18-19). Os biblicistas creem que esses homens podem ter sofrido algum tipo de câncer, embora a disenteria crônica também pudesse ter produzido os sintomas de Jeorão. Contudo, a Bíblia não se refere ao câncer pelo nome porque esta enfermidade não tinha sido identificada nos tempos bíblicos.


D. Cegueira e perda da audição.  Três tipos de cegueira são mencionados na Bíblia: a repentina, causada por moscas e agravada por sujeira, pó e resplendor; a gradual, causada por velhice; e a crônica. Paulo sofreu cegueira temporária no caminho de Damasco (At 9:8). A Bíblia se refere com frequência a pessoas idosas cujos olhos se "enfraqueceram" (cf. Gn 27:1; 48:10; 1 Sm 4:15). Mas, na maioria das vezes, ela se refere à cegueira crônica.

Cristo curando um cego. Num detalhe da frente de um sarcófago romano (cerca de 330 A. D.) Cristo toca os olhos de um cego com uma pasta de saliva antes de enviá-lo ao tanque de Siloé (João 9). Os hebreus criam que Deus amaldiçoaria aos que fizessem o cego errar o caminho (Dt 27:18).

Os israelitas sentiam compaixão pelos cegos. Na verdade, Deus impôs maldição ao que fizesse o cego errar o caminho (Dt 27:18). Jesus assistiu muitos cegos. Ele disse: "O Espírito do Senhor... me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos" (Lc 4:18), Jesus curou um cego de nascença (Jo 9:1-41); um cego cuja cura foi gradual (Mc 8:24); dois cegos assentados à beira da estrada (Mt 20:30-34); e muitos outros (Mc 10:46-52; Lc 7:21).

Muitas vezes se interpretava a cegueira como castigo por fazer o mal. Encontramos exemplos disto em Sodoma (Gn 19:11); o exército sírio (2 Rs 6:18); e no caso de Elimas, em Pafos (At 13:6-11).

De quando em quando o Novo Testamento se refere a pessoas que perderam a capacidade da fala (cf. Mt 9:32; 15:30; Lc 11:14). Frequentemente tal fato era resultado da perda da audição.

E. Coxeadura. A Bíblia descreve muitas pessoas que eram coxas, sendo o caso mais memorável registrado em At 3:2-11, onde lemos a respeito de um homem (coxo de nascença) que diariamente era carregado à Porta Formosa de Jerusalém para mendigar. Um dia o mendigo viu Pedro e João que entravam no templo e pediu-lhes dinheiro. Em vez de dar-lhe dinheiro, os apóstolos invocaram o nome de Jesus para curar o homem. Pedro ergueu o mendigo, que começou a andar. Jesus curou muitas pessoas que eram coxas (cf. Mt 15:30-31).

F. Defeitos. Este termo geral refere-se a qualquer defeito do corpo como cegueira, coxeadura, osso quebrado, dedos ou artelhos extras (polidactilia), corcunda e assim por diante. A pessoa portadora de defeitos não podia oferecer sacrifícios a Deus (Lv 21:16-24), nem lhe era permitido ir além do véu do templo ou aproximar-se do altar, pois isto profanaria o santuário. Animais imperfeitos não poderiam ser usados para sacrifícios (Êx 12:5).

G. Desarranjos femininos. De acordo com a Lei de Moisés, a mulher que sofria de desarranjos menstruais devia ser considerada impura (Lv 15:25). Uma dessas mulheres, que sofria havia doze anos (Lc 8:43-48) tocou na orla da veste de Jesus e, por causa de sua grande fé, foi imediatamente curada.

H. Disenteria. Esta é uma enfermidade que em fase adiantada putrefaz os intestinos (2 Cr 21:15-19). A fibrina separa-se do revestimento interior dos intestinos e é expelida.

O Novo Testamento refere-se a uma forma grave de disenteria como "fluxo sanguíneo". O pai de um cristão chamado Públio jazia enfermo com fluxo sanguíneo (At 28:8). Paulo chegou, orou por ele e o homem foi curado.

I. Distúrbios endócrinos. A Lei de Moisés não permitia a um anão entrar na congregação do povo de Deus (Lv 21.20). A ciência moderna tem demonstrado que o nanismo é causado por distúrbio das glândulas endócrinas.

A Bíblia menciona também alguns gigantes, como Golias (1Sm 17:4). O verdadeiro gigantismo é causado por secreções excessivas da glândula pituitária. Contudo, muitas pessoas altas herdam esse traço de seus antepassados.

J. Distúrbios da pele. A Bíblia refere-se a muitos tipos de distúrbios da pele, tais como "tinha" ou sarna (Lv 13:30; 21:20). Lv 13:39 provavelmente se refira à vitiligem, que amiúde era confundida com lepra.

L. Distúrbios mentais e nervosos. O rei Saul parece ter tido sintomas de maníaco depressivo (cf. 1 Sm 16:14-23), e a Bíblia menciona outros que podem ter sofrido de distúrbios mentais ou nervosos. O rei Nabucodonosor é um exemplo (Dn 4:33).

M. Doenças venéreas. Há alguma evidência de que as doenças venéreas eram comuns nos tempos bíblicos. Por exemplo, Zacarias 11:17 adverte ao pastor que abandona o rebanho, dizendo que seu braço completamente se lhe secará, e o olho direito de todo se escurecerá. Lia tinha um problema de vista que provavelmente poderia ter sido resultado de sífilis hereditária (Gn 29:17).

N. Edema ("Hidropisia"). Esta palavra descreve um acúmulo anormal de fluido seroso no tecido conectivo do corpo ou numa cavidade serosa e é um sintoma. O acúmulo causa inchação. Jesus encontrou-se, pelo menos, com uma vítima de edema na casa de certo fariseu. Indagado por Jesus se era lícito curar no sábado, ele não lhe respondeu. Portanto, Jesus curou o sofredor (Lc 14:1-4).

O. Epilepsia. Este é um desarranjo marcado por descargas elétricas erráticas do sistema nervoso central e manifestado por ataques convulsivos. Certo homem trouxe seu filho epiléptico a Jesus em busca de socorro (Mc 9:17-29). A Versão de Almeida diz que o rapaz tinha um espírito "mudo e surdo". Jesus curou-o.

P. Febres. Moisés advertiu aos israelitas rebeldes de que "porei sobre vós o terror, a tísica e a febre ardente que fazem desaparecer o lustre dos olhos" (Lv 26:16). Deuteronômio 28:22 também se refere à febre.

Quando Jesus viu a sogra de Simão Pedro doente com este sintoma, ele repreendeu a febre e ela levantou-se da cama e serviu os discípulos (Lc 4:38). Noutra ocasião, Jesus curou o filho febril de um oficial do governo (Jo 4:46-54).

Muitas enfermidades na Palestina antiga teriam sido caracterizadas por febres altas, sendo as mais comuns a malária e a tifóide. Irrompeu uma praga quando os filisteus colocaram a arca de Deus no templo dum ídolo (1 Sm 5:2, 9, 12). O surto foi associado com ratos.

Q. Furúnculos. Este termo refere-se a quaisquer úlceras inflamadas na pele, tais como as causadas por uma infecção estafilocócica. Eles podem ter sido confundidos com "tumores" ou antraz. Os furúnculos ("shechin" em hebraico) são mencionados pela primeira vez em Êxodo 9:9, quando Faraó recusou permitir que os israelitas deixassem o Egito, e irromperam furúnculos no povo. Satanás teve permissão para afligir a Jó com furúnculos (Jó 2:7). O rei Ezequias também foi afligido com furúnculos (2 Rs 20:7), os quais Isaías curou aplicando uma pasta de figos. A pasta de figos frescos tinha efeito de puxar. Antes do advento dos antibióticos, era comum este tipo de tratamento para furúnculos.

R. Gangrena. Esta enfermidade é mencionada somente uma vez na Bíblia e a versão de Almeida a traduz por "câncer": "Além disso a linguagem deles corrói como câncer" (2 Tm 2:17). Nesta passagem a palavra grega usada é gaggraina como gangrena. Refere-se à deterioração circulatória que comumente chamamos gangrena, que se espalha rapidamente e consome o tecido.

S. Gota. O excesso de ácido úrico no sangue causa este mal dos rins que se manifesta por inflamação dolorida das juntas. O segundo livro das Crônicas 16:12-13 diz que o Rei Asa sofria de uma doença dos pés, que evidentemente era a gota.

T. Insolação. Isaías pode ter-se referido à insolação ou prostração pelo calor quando disse: "A calma nem o sol os afligirá" (Is 49:10). Em 2 Rs encontramos um jovem que trabalhava entre os segadores, quando disse ao seu pai: "Ai! a minha cabeça!" Foi levado para casa, onde morreu (2 Rs 4:18-20). É possível que a insolação fosse uma moléstia comum nos verões quentes do Oriente Próximo.

U. Lepra. Uma das mais horríveis doenças do mundo, a lepra é causada por um bacilo e se caracteriza pela formação de nódulos que se espalham, causando perda de sensação e deformidade. Hoje tratada com drogas à base de sulfona, a lepra é, talvez, a menos infecciosa de todas as moléstias contagiosas conhecidas. O mal de Hansen, como é mais propriamente conhecido, era frequentemente mal diagnosticado nos tempos bíblicos. As pessoas acreditavam então que era altamente contagiosa e hereditária. Lv 13:1-17 condena a lepra como "praga".

Na base de um pêlo numa chaga, uma pústula ou uma mancha na pele que se tornou branca, o sacerdote declararia a pessoa leprosa e a isolaria durante sete dias. Se nesse tempo não ocorresse mudança na mancha, o isolamento se estenderia por mais uma semana. Nesse tempo, se a mancha tivesse começado a desaparecer, o "leproso" seria declarado são e voltava à sua vida normal. Contudo se a mancha permanecesse ou se espalhasse, ele era declarado impuro e seria expulso.

A lepra era muito comum no Oriente Próximo. Se um hebreu fosse curado da lepra, ele devia oferecer determinados sacrifícios e participar dos ritos de purificação (Lv 14:1-32). Jesus curou leprosos em muitas ocasiões (cf. Lc 5:12-13; 17:12-17).

O leproso

Através da história, a lepra tem sido uma das mais temidas moléstias. Até ao presente século, os homens têm dependido de várias formas de ostracismo social num esforço por controlar a doença. Os havaianos baniram os leprosos da ilha de Molokai. Os nobres medievais construíram vastos leprosários. E os judeus antigos punham o leproso "fora do arraial" (Lv 13:46).

Pouco sabemos da vida real dos leprosos nos tempos bíblicos depois de haverem sido segregados da comunidade. Lv 13-15 contêm os dados mais pertinentes sobre o tratamento ― ou de sua falta ― da lepra no Antigo Testamento. Esses capítulos dão pormenores dos sintomas da moléstia, dos procedimentos pelos quais o sacerdote determinava a cura de um caso, e das ofertas a serem feitas antes que o leproso pudesse reentrar na comunidade.

A condição de vida do leproso foi descrita muito simplesmente em Lv: "As vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e os seus cabelos serão desgrenhados; cobrirá o bigode e clamará: Imundo, imundo! Será imundo durante os dias em que a praga estiver nele; é imundo, habitará só: a sua habitação será fora do arraial" (Lv 13:45-46).

Era horrível ser condenado à vida de leproso. Nos tempos medievais, muitas vezes o sacerdote lia o ritual de sepultamento do leproso antes de ele ser expulso da cidade. Os milagres de cura da lepra realizados por Cristo são testemunho de sua compaixão bem como de seu poder (cf. Mt 8:1-4; Mc 1:40-45; Lc 5:12-14).

Lucas é o único evangelista que fala da cura de dez leprosos operada por Jesus durante sua ultima viagem a Jerusalém. Os dez se acharam curados quando iam apresentar-se ao sacerdote, mas somente um voltou para agradecer a Cristo. Este relato é a única evidência do Novo Testamento de que os leprosos viviam em grupos, sugerindo que a lei de Levítico tinha sido relaxada. 2 Rs 7:3-10 menciona quatro leprosos agrupando-se fora das portas de uma cidade. Mas evidentemente os leprosos viviam separados da população saudável das cidades. Nos tempos do Antigo Testamento, a lepra era considerada fonte de contaminação física antes que de corrupção moral (um mito popular no tempo de Jesus).

A lepra era sempre um desastre, mas levou séculos para a sociedade aprender a enfrentar com êxito a moléstia.

V. Malária. Esta moléstia infecciosa é causada por protozoário do gênero plasmodium. Esses animais unicelulares podem viver no sangue de seres humanos e de animais ou na fêmea do mosquito anófeles. Uma vez que a malária se instala no sistema, ela tende à recidiva. Paulo pode estar falando da malária quando se refere ao "espinho na carne" (2 Co 12:7).

X. Paralisia. Os Evangelhos registram um incidente bem conhecido em que Jesus curou um paralítico em Cafarnaum (Mc 2:1-12). O livro de Atos descreve como os apóstolos curaram pessoas com "paralisia" (At 8:7; 9:33-34).

Z. Poliomielite. Este é o nome comum da paralisia infantil, que geralmente afetava as crianças. Em 1 Rs 17:17 encontramos uma mulher que trouxe o filho ao profeta Elias. O menino estava tão doente que já não havia fôlego nele; este sintoma sugere que ele podia ter tido poliomielite, embora também possa ter sido uma forma de meningite. Elias fez o menino reviver mediante a intervenção do Senhor em resposta à sua oração. Contudo, a Bíblia não nos diz se o menino ficou completamente curado. Os homens descritos em Mt 12:9-13 e Jo 5:3 podem ter tido poliomielite.

AA. Praga. Nossas traduções podem empregar esta palavra para designar qualquer doença epidêmica. Também é empregada em sentido geral em Êxodo 7-10, onde ela se refere aos castigos que Deus infligiu aos egípcios.

Os israelitas foram atingidos por epidemias três vezes durante sua peregrinação no deserto. A primeira vez foi quando estavam comendo as codornizes que Deus enviou para satisfazer-lhes o desejo de comer carne (Nm 11:33). A segunda vez, uma "praga" ceifou a vida dos que desestimularam os israelitas de entrar na Terra Prometida (Nm 14:37). A terceira epidemia veio como castigo de Deus sobre os israelitas. Arão deteve a "praga" oferecendo incenso a Deus (Nm 16:46-47). Em outra ocasião, Finéias salvou os israelitas de uma epidemia matando um homem que trouxe uma midianita para o seu meio. Não obstante, 24.000 pessoas morreram (Nm 25:8-9).

O Antigo Testamento descreve muitos casos em que Deus enviou "pragas" para castigar seu povo. Um exemplo disso encontra-se em 2 Sm, onde Davi diz: "... a fim de edificar nela um altar ao Senhor, para que cesse a praga de sobre o povo" (2 Sm 24:21).

Não temos prova de que a Bíblia se refira à peste bubônica, que viria a ceifar milhões de vidas na Europa medieval.

BB. Síncope. A parada cardíaca ou a repentina queda de pressão sanguínea geralmente se denomina síncope. Quando Jacó ficou sabendo que seu filho José ainda vivia, seu coração "ficou como sem palpitar" (Gn 45:26) ― provavelmente uma referência à síncope. Quando Eli ouviu dizer que a arca da aliança tinha sido capturada, caiu da cadeira para trás, quebrou o pescoço, e morreu (1 Sm 4:18). Este pode ter sido outro caso de falha cardíaca ou síncope.

CC. Tísica ou tuberculose. Moisés advertiu aos israelitas rebeldes: "O Senhor te ferirá com a tísica, a febre, e a inflamação, com o calor ardente ..."

DD. Tumores. Este termo provavelmente se refere à antraz, doença que pode ser transmitida ao homem por gado, ovelhas, cabras e cavalos. A doença é causada por uma bactéria em forma de bastonete, que forma esporos. Esses esporos, por sua vez, podem infeccionar os seres humanos, que desenvolvem uma lesão em forma de bolha com pústula (vesícula). Na fase infecciosa, o tumor é denominado pústula maligna. Os tumores são mencionados somente uma vez na Bíblia (Êx 9:9-10). Deus afligiu-os aos egípcios quando Faraó recusou deixar que os hebreus fossem para a Terra Prometida.


EE. Varíola. Alguns biblicistas creem que a palavra hebraica maqaq (literalmente "definhar-se") refere-se à varíola. Almeida geralmente traduz esta palavra como "consumir-se", o que sugere desespero emocional: "Aqueles que dentre vós ficarem serão consumidos" (Lv 26:39). "Não lamentaras, nem chorarás, mas definhar-vos-eis nas vossas iniquidades" (Ezequiel 24:23).


FF. Vermes. Isaías avisou que os rebeldes de Israel seriam afligidos com vermes (Is 51:8). Também ele predisse este destino para a Babilônia (Is 14:11). Esta doença parasítica podia ser fatal porque não havia remédio para ela.


    A Bíblia diz que "um anjo do Senhor" feriu a Herodes, o Grande. Comido de vermes, ele morreu (At 12:23)


O USO DE REMÉDIOS

Quando o organismo de uma pessoa começava a deteriorar-se e a sofrer dores, a vítima naturalmente procurava remédio. Desse modo as pessoas dos tempos antigos desenvolveram um extenso conhecimento de remédios naturais.                                                       
Provavelmente os primeiros remédios chegaram aos israelitas por meio dos egípcios, especialmente dos sacerdotes. Os egípcios também embalsamavam seus mortos com especiarias e perfumes costume que os israelitas logo vieram a adotar.

Nos tempos bíblicos, os remédios eram feitos de substâncias minerais e animais, de ervas, vinhos, frutas e outras partes das plantas. A Bíblia refere-se com frequência ao emprego medicinal dessas substâncias.

Por exemplo, o "bálsamo de Gileade" é mencionado como substância curativa (Jr 8:22). Pensa-se que o "bálsamo" era uma excreção aromática de uma árvore sempre verde ou uma forma de incenso. Sabia-se que o vinho misturado com mirra aliviava a dor entorpecendo os sentidos. Este remédio foi oferecido a Jesus enquanto ele pendia da cruz, porém ele se recusou a tomá-lo (Mc 15:23). Os israelitas ungiam os enfermos com loções suavizantes de óleo de oliva e ervas. Na história do Bom Samaritano, óleo e vinho foram derramados nas feridas da vítima de assalto (Lc 10:34).  Os primitivos cristãos continuaram esta prática, ungindo os enfermos enquanto oravam por eles (Tg 5:14).

Mateus 23:23 menciona certas especiarias como antiácidos.  As mandrágoras eram usadas para excitar o apetite sexual (Gn: 30:14). Outras plantas eram usadas como remédios ou estimulantes.

OS MÉDICOS E SEU TRABALHO

Os médicos profissionais exerciam suas habilidades nos tempos bíblicos, mas o seu trabalho era grandemente considerado como magia. O Antigo Testamento não menciona o nome de nenhum médico, embora se refira ao trabalho deles (cf. Gn 50:2; 2 Cr 16:12; Jr 8:22). O livro deuterocanônico de Eclesiástico (segundo século a.C.) celebra a sabedoria e perícia dos médicos (38:1-15). No Novo Testamento, Lucas é mencionado pelo nome como o "médico amado" (Cl 4:14).

A circuncisão é o único tipo de cirurgia mencionado na Bíblia. Tratava-se da remoção cerimonial do prepúcio do menino hebreu oito dias após o seu nascimento. A prática começou por ordem de Deus a Abraão (Gn 17:10-14), e Deus irou-se contra Moisés por ter deixado de observá-la (Êx 4:24-26). O próprio Jesus foi circuncidado ao oitavo dia (Lc 2:21).


TRATAMENTOS RITUAIS E CURAS MILAGROSAS


A Bíblia refere-se a alguns casos em que o enfermo executava uma lavagem ritual a fim de receber a cura. Quando Naamã ficou leproso por exemplo, o profeta Eliseu instruiu-o a mergulhar sete vezes no rio Jordão. Naamã o fez e foi curado (2 Rs 5:10). Jesus aplicou lodo aos olhos de um cego e lhe disse que fosse lavar-se no tanque Siloé. O cego obedeceu e recebeu a vista (Jo 9:7).


Em muitas outras ocasiões Deus operou milagres pelo ministério de seus servos. Elias e Eliseu viram numerosas curas deste tipo (cf. 1 Rs 17:17-22; 2 Rs 4:32-37). Quando Jesus curava pessoas de toda sorte de enfermidades, confirmava-se que ele era o Messias (Lc 7:20-22), Os sacerdotes do templo exerciam diversas funções médicas. O livro de Lv descreve sete formas de purificação ritual que tinham significado médico. Elas tratavam de: pós-parto (Lv 12), lepra (Lv 13), doença venérea (Lv 15:12-15), função sexual masculina (Lv 15:16-18), intercurso sexual (Lv 15:18), menstruação (Lv 15:19-30), e cadáveres (Lv 21:1-3).


Bibliografia JAMES I. PACKER, MERRILL C. TENNEY, WILLIAM WHITE, JR.


Um dos maiores desafios da humanidade é vencer as doenças. Acredita-se que a metade da população mundial encontra-se enferma ou drogada.

- Mas que absurdo..., esse cara é louco!

O problema de reconhecermos este mal está na forma com que encaramos nossos problemas. Quando falamos em drogas associamos de imediato as drogas ilícitas. Aquelas que entram no mercado negro das baladas ou no submundo do crime. Na verdade, Droga é um nome genérico dado a todo o tipo de substância natural ou não, que ao ser introduzido no organismo provoca mudanças físicas ou psíquicas. Nas áreas de Medicina e Farmacologia, droga é qualquer substância que previne ou cura doenças ao causar alterações fisiológicas nos organismos. No sentido corrente, o termo “droga” refere-se em geral às substâncias ilícitas que provocam dependência, afetam o Sistema Nervoso Central e modificam as sensações e o comportamento do indivíduo. Ou ainda às substâncias lícitas, aquelas permitidas por lei, como o álcool, o tabaco e os medicamentos que possuem tarja preta na sua embalagem.

Não pense que nos tempos do Messias as drogas não existiam. Longe de qualquer conhecimento, as drogas mais utilizadas em geral eram as que aliviavam as dores. Com pouco conhecimento que tinham sobre o corpo humano, conhecer medicamentos era algo impossível. Poucos eram os que sobreviviam por longos anos, e os que alcançavam isso, na maioria das vezes tinham um bom relacionamento para com o ALTÍSSIMO. Era uma espécie de prêmio para os que O obedeciam.

O temor do SENHOR é a chave da sabedoria e conhecer a Divindade é alcançar o pleno sentido do conhecimento!

11Porquanto por meu intermédio os teus dias serão multiplicados, e o tempo da tua vida se prolongará.

12Se fores sábio, o benefício será todo teu; contudo, se fores zombador sofrerás as consequências da tua própria escolha”.

Referência Cruzada

Deuteronômio 11:21

para que vossos dias e os dias de vossos filhos se multipliquem em paz sobre a terra que Yahweh jurou dar a vossos antepassados, e sejam tão numerosos como os dias durante os quais o céu permanecer sobre a terra!



Provérbios 3:2

porquanto eles prolongarão a tua vida por muitos anos e te concederão plena



Provérbios 3:16

Ao passar da vida, na mão direita a sabedoria te garante longevidade; na mão



Provérbios 9:6

Abandonai a insensatez e vivei; andai pelo Caminho do arrependimento!



Provérbios 10:27

O temor do SENHOR prolonga os dias da nossa existência, mas o tempo de vida dos perversos será abreviado.



As religiões foram às maiores causadoras da desgraça humana, pois em nome de uma fé vã, mudaram o sentido das coisas. Poderíamos falar sobre muitas delas e nos tornaríamos arrogantes. Mas não devemos deixar despercebida a ignorância que há em meio às de cunho cristão.



Diversas vezes ouvimos falar sobre Moisés e suas leis. O que pouco é mencionado é que graças as Leis Mosaicas, hoje, diversos países se beneficiaram com as mesmas. Mas o cúmulo da ignorância é achar que os Dez Mandamentos trata das mesmas Leis Mosáicas. Ora..., os dez mandamentos cunhados em pedras foram leis do Altíssimo. Assim sendo, o Altíssimo quando mostrou a Lei, ele estava mais preocupado com o povo. Afinal, a maioria das mesmas tratam da relação para com cada indivíduo e com seu próximo. Sabendo que a relação para com o próximo era tão importante quanto para consigo mesmo. O Altíssimo, conhecendo o caráter humano poderia dar ordem de acabar com o ser humano, o que para o Altíssimo é simples. Mas o que isso tem haver com a cura?

Simples. Tudo que o altíssimo criou, ele observava para ver o que era útil ao ser humano. E nada foi feito para que os memos não tirasse proveito.



No princípio criou Deus o céu e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.

E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.

E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.

E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,

E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.

E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.



Gênesis 1:1-31



Essa maneira, muitas vezes deturpada pelas pessoas à ponto de por dúvida em sua forma de entendimento, quando se refere a frase...

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom.

...nada mais é que a comparação que há em você fazer uma massa de bolo e provar, ainda que cru pra ver se ficasse boa de açúcar. Afinal, quem comer tem que achar que ficou boa. E como é agradável você ouvir um elogio. Não muito diferente, o Altíssimo quer ouvir de você elogiando a sua criação. Mesmo que aos olhos de muitos pode parecer nojento. Por exemplo: Você olhar um espermatozóide fecundar um óvulo, para nós é a perfeição da natureza. Mas ninguém tem a mesma concepção de beleza ao ver uma mosca varejeira à por lavas. Também é um milagre da vida. Da vida da mosca. Alguém já perguntou como ela fica feliz ao ver seus filhinhos? Certamente, nem precisa de uma resposta.

Mas as pessoas estão acostumadas a ver as coisas acabadas de forma a agradar aos olhos. Poucas pessoas comprariam um aparelho celular transparente. A maioria prefere os de capa dourada ou que reflitam a luz e riquesa (ou status). Por que somos atraídos pelo que atrai valores. Aquilo que nos agrada tanto no campo da beleza assim como no campo do prazer, da saúde, do paladar, enfim. Precisamos satisfazer nossas vontades e prazeres. Se isso ocorre com nossos sentimentos de pura vaidade. Isso nada mais é que Soberba. E isso n os torna pecaminosos. E em que consiste o pecado. Tudo que vai de contra a relação com o Altíssimo e tudo que vai de encontro com seu próximo. É errado ser vaidoso? Não, desde que sua vaidade não escandalize o seu próximo. Bom, se a busca pela vaidade era normal, que dirá o alívio da dor.

Para entendermos melhor entenda o cenário da época. Isso sem se estender para tempos mais remotos.

As cidades da Galileia e da Judeia que Jesus percorreu eram locais insalubres, barulhentos e perigosos. Como muralhas cercavam essas povoações, o espaço era restrito. Quase não havia praças, quintais ou árvores. Todo terreno costumava ser ocupado por construções, que compartilhavam paredes. As portas abriam direto na rua. A violência era epidêmica, e não existia polícia. Logo, ninguém se arriscava na rua depois do anoitecer.



Higiene

A imundície era generalizada, porque lixo e dejetos eram despejados na rua. Havia latrinas públicas em algumas cidades, mas elas eram evitadas pelas condições repulsivas. Os moradores tinham penicos  que despejavam pela janela, não raro sobre a cabeça de alguém.



Casas

Ricos viviam em mansões com água corrente. Havia prédios de apartamentos na Judéia, mas as pessoas mais pobres moravam em casas pequenas, de um ou dois aposentos. Em uma passagem de Mateus, YAOHUSHUA dá a entender que uma única lamparina a óleo era suficiente para iluminar um lar. O teto das residências era achatado, porque quase não chovia. Como faltava espaço nas ruas, os judeus usavam a laje para tomar sol ou ar fresco. Nas noites quentes, dormiam no telhado.



A casa de YAOHUSHUA

Um trecho de Marcos, segundo pesquisadores, demonstra que a casa de YAOHUSHUA não seria pequena, porque nela cabiam várias pessoas:



"Logo se espalhou a notícia de que YAOHUSHUA estava em casa.  E tanta gente se reuniu aí que já não havia lugar nem na frente da casa."

Não havia supermercados ou shopping center e o sistema de internet eram os mensageiros que viajavam de um lugar para o outro levando mensagens, ofício este conhecido hoje como carteiro (correios).

No campo Militar este ofício era exercido pelo euangelion, foi originalmente usada para descrever as “boas novas” da vitória militar trazida de um mensageiro ao seu comandante. Em seguida, passou a significar simplesmente uma mensagem “boa”. Os escritores do Novo Testamento escolheram esta palavra para descrever as “Boas Novas” de Jesus Cristo e Sua salvação. Se observar bem, o Messias provavelmente  não teria usado este termo que era meramente militar e grego falado pelos romanos. E O Messias não tinha interesse na escrita mas sim nos ensinos dos seus atos que eram simples e tinham mais significado do que se fossem escritos. O Messias se ateve em curar, ensinar o povo a viver em meio ao caos do que fazer o povo ficar lendo manuais de boa conduta. E nas diversas ocasiões que se referiam as Sagradas Escrituras com toda a certeza, não era a Bíblia.



1  E alguns dias depois, entrou outra vez em Cafarnaum, e ouviu-se que estava em casa.



2  E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra.



3  Então foram ter com ele uns que conduziam um paralítico, trazido por quatro,



4  E não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde ele estava, e fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.



5  E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, estão perdoados os teus pecados.



6  E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seu coração, dizendo:



7  Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?



8  E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?



9  Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?



10  Pois para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),



11  A ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa.



12  E levantou-se, e tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.



            YAOHUSHUA em seu tempo era tratado mais como guru. Ninguém se convertia a Jesus ou ao cristianismo, mas eram conhecidos da seita dos Nazarenos.  Grande parte dos que o buscavam não iam para obter bens materiais, carroças, casas e outras coisas. A maior parte do seu tempo promovia curas. Em algumas situações Ele mesmo relatou a dificuldade de se curar certos problemas...

Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse:

"Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques e está sofrendo muito. Muitas vezes cai no fogo ou na água.

..., até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino".“Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo”.

Respondeu Jesus: "Ó geração incrédula e perversa

Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino e, desde aquele momento, ele ficou curado.

Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: "Por que não conseguimos expulsá-lo? "

Ele respondeu: "Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.

Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum".



Mateus 17:14-21



Na verdade, O Messias não veio te dar carro, piscina, casa e outra coisa qualquer. Mas veio aliviar nossas enfermidades. No entanto vemos hoje dificuldades até mesmo entre os religiosos em praticar a cura, afinal, são os mesmos que estão pregando a prosperidade material ao invés da espiritual. Existem locais que ensinam as pessoas a praticarem a bondade divina, mas para isso precisam ter um cordão com um medalhão e serem iniciados. Ora...! O Messias quase sempre empunhava as mãos sobre o enfermo e curava. Não sei se por oração ou por poder, ou os dois juntos, mas Ele curava, Traziam os mortos do vale da escuridão com sua voz e autoridade, como fez com Lázaro.

Quando o Messias fala a respeito do pecado que escraviza o homem, muitos relacionam de imediato a questões sexuais. Acontece que o casamento não era uma união fruto do amor, mas sim um acordo. Uma troca que favorecia famílias. Mas nem todas se casavam e em sua maioria ficavam viúvas cedo. Outra coisa importante sobre a cura. Em quase todos os casos, não se ouve falar em cura de pessoas desmembradas, mutiladas ou coisa parecida. Na maioria dos casos as pessoas estariam íntegras mesmo diante as suas enfermidades.

O Messias curava as pessoas libertando-as principalmente das enfermidades que as faziam usar drogas. Hoje, com tanto avanço da ciência, acredita-se que mais da metade da população mundial encontra-se enferma, mesmo não sabendo. E acabam fazendo uso de medicamentos (drogas) muitas vezes por razões de amenizar os sintomas da doença e não exatamente para tratar a origem dos sintomas.

Altos números de diabéticos

Problemas de colunas sem diagnóstico

Herpes

Câncer

Coração e muito mais.

Gripe H1N1

Sífilis

Sífilis secundária

Sífilis terciária

Doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti

Dengue

Zika

Chikungunya

HIV



E diversos outros vírus e demais doenças.



No tempo do Messias não se falava em doenças sexualmente transmissíveis pois não se conhecia e/ou não existiam. E nos tempos de Roma e do Império Romano a prostituição era tão comum quanto refrigerante.

As pragas as que se manifestaram no Egito, são fichinha perto do que ocorre nos dias de hoje e o que haverão de ocorrer num futuro bem próximo.

Hoje a busca pelos dons de cura não é algo interessante as pessoas, tanto prova que médicos cobram preços exorbitantes por consultas e receitas mais caras que as próprias consultas. Se pagar o médico não paga o medicamento. Medicamentos para hipertensão é um dos grandes vilões do marcado fazendo um desfalque enorme no orçamento da casa. A longevidade mostrada nas mídias como se a sociedade estivesse vivendo melhor é uma mentira estampada na cara de todo muno, afinal, a população esta doente.

Como se não bastasse tudo isso, ainda tivemos as guerras com exposição a radiação nuclear que afeta a toda humanidade de alguma maneira. Acidentes como Chernobyl que até hoje irradia radiação no ar e Fukushima no Japão.

Muitos são os que buscam o maravilhoso Dom da cura, por outro lado..., as igrejas, (pseudo-s) principais conhecedores da verdade, ao invés de ensinar a verdade preferem se limitarem a dizer que Jesus cura, Jesus salva e que o dízimo é obrigatório. O Messias certamente dirá...Raça de Víboras..., e se atem a ficar falando o que não sabe e promovendo a ignorância.

Satanás promove milagres, curas e promove prosperidade. E tudo tem seu preço, enquanto YAOHUSHUA ensinava tudo de graça e promovia a cura sem cobrar uma moeda sequer.

Quando o Altíssimo descansou no sétimo dia Ele estava mostrando ao homem que a cada seis dias de trabalho o homem precisa de um(01) para descanso. Mas os ignorantes não sabem ou não querem aceitar o fato que num passado não muito distante o homem era obrigado a trabalhar todos os dias. Que a Bíblia que hoje a chamamos de sagrada era na verdade uma forma de escravizar o homem onde o descanso e a liberdade era um direito dos nobres. Que a Santa ceia, assim como todas as ceias, além de almoço, janta e demais alimentações foram impostas restrições pelo Altíssimo sabendo que o povo comendo de tudo seria um povo doente. Num tempo em que a medicina não existia em que viviam em desertos ou regiões semelhantes a desertos as dificuldades seriam muitas. E olhe, que nem se falava em doenças como as de hoje. Então quando falamos de Dez Mandamentos, Leis Mosáicas dizem pobres e ignorantes que tudo isso foi feito para os Judeus. Então os dízimos foram feitos para os Judeus. As ofertas foram obrigações dadas aos Judeus. E se queremos viver com o Altíssimo viveremos com os Judeus. Obviamente teremos que obedecer ao Altíssimo da mesma forma que os Judeus. Seremos nós diferentes deles? Ou seremos mais agraciados do que eles. Tudo que o Altíssimo fez foi pra todos nós, seres humanos. Mas achamos de sermos os melhores. E que Eles crucificaram o Messias. Por tanto não merecem a Salvação. Esquecem que tudo havia de se cumprir. E para que se cumpra as promessas do Altíssimo em nossas vidas temos que sermos obedientes. Ao menos tente. Mas seja qual for a promessa em sua vida. Uma coisa é certa. Ele não vai deixar de fazer o que terá de ser feito para com a humanidade. O retrato das igrejas hoje são milhares de LÍDERES  tomando remédios para pressão, pro fígado, retalhados de cirurgias, sofrendo do diabetes, do coração e demais enfermidades, gordos, inchados mergulhados na vaidade de sua liderança, se achando doutores e em suas vestes ao invés de pedras preciosas e vestes sagradas, estão com paletós recheados de anti depressivos, medicamentos pra pressão alta e consultas marcadas para médicos. Gastam dinheiro a vida toda pagando planos de saúde e quase tudo que gastam é com saúde. E mesmo assim continuam dizendo que Deus cura, Deus salva, que Jesus salva, ladainhas que se fala nas igrejas principalmente por falta de conhecimento e interesse e falta do que oferecer ao rebanho. Mergulhados em revelações e profecias meramente humanas onde o real sentido da vinda do messias esta a quem da realidade de Sua vinda a este mundo.

Bendito seja aquele que busca o Dom da cura. Bem dito aquele que busca a verdade.

Há algo importante que o Messias deixou pra nós...



"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.

Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.

E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

Vocês conhecem o caminho para onde vou".

Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? "

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto".

Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta".

Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.

Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.

E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

O que vocês pedirem em meu nome, eu farei".

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.



João 14:1-17



  E por fim, já na exaustiva de Suas recomendações o Messias conclui...



Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.

 11      Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.

            E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

            Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

            Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.

            Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.

            Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.



Se você busca o dom da cura, não precisa orar em vós alta, pular e fazer sapateados. Isso é falta de conhecimento. Comece ouvindo o enfermo. Isso é muito importante. Muitos estão doentes por falta de atenção, de alguém que os ouça. Depois o estimule na fé no Messias, pois de nada vale um dom sem fé. A fé vem na frente do dom certo que o mesmo dom é uma dádiva do Altíssimo e não um bem pessoal. Estenda as suas mãos sobre o enfermo e ore sob a autoridade do Altíssimo em nome de seu Filho YAOHUSHUA. Não tenha vergonha de pronunciar Seu nome. Faça o que é certo e deixe que o Messias opere. Pois a Luz que lhe é concedida é a Graça não merecida, mas que todos a recebem muito antes de vim a este mundo. Por tanto, deixe a vaidade de lado e busque a humildade, pois são centelhas do poder e a energia que alimenta e faz resplandecer a sua Luz. Lembre-se.., cada indivíduo é um ser único diante ao Altíssimo, porém é tradado quase que sempre de forma igual para que não haja conflitos e contendas. Afinal, assim como nós, o Altíssimo sente ciúme de todo aquele que Lhe Onra. Não é atoa que se diz..., Estenda a mão a seu próximo ou, simplesmente..., Ajude. O Ato de estender as mãos em oração silenciosa em prol de alguém, pode não parecer, mas é o mínimo que podemos fazer por uma pessoa. Às vezes representa mais que você dar uma quantia em dinheiro afinal, você pode ser o homem mais rico do mundo mas, sem a saúde..., seu dinheiro vai virar cápsulas de remédios ou, drogas. Consequentimente, acharás a vida uma droga.


Mesmo nos tempos do Antigo Testamento, os hebreus associavam a cura com Deus. Por exemplo, Malaquias falou do sol da justiça trazendo salvação [cura] nas suas asas (Ml 4:2), e Davi louvou a Deus como aquele que "sara todas as tuas enfermidades" (Sl 103:3).


Curas Rituais e curas milagrosas


Enfermidades e Curas


Doença e enfermidade têm infestado o homem desde que Deus expulsou Adão e Eva do jardim do Éden (cf. Gn 3:19). Os hebreus criam que a doença era causada pelo pecado individual que Deus tinha de castigar (Gn 12:17; Pv 23:29-32), pelo pecado dos pais (2 Sm 12:15), ou por sedução de Satanás (Mt 9:34; Lc 13:16). Contudo, alguns trechos bíblicos mostram que nem sempre há uma explicação tão simples para a enfermidade (cf. Jó 34:19-20).


Mesmo nos tempos do Antigo Testamento, os hebreus associavam a cura com Deus. Por exemplo, Malaquias falou do sol da justiça trazendo salvação [cura] nas suas asas (Ml 4:2), e Davi louvou a Deus como aquele que "sara todas as tuas enfermidades" (Sl 103:3).


CURAS RITUAIS E CURAS MILAGROSAS


 Aqui vamos passar em revista algumas das enfermidades e respectivos problemas dos tempos bíblicos. A compreensão desses problemas é importante para todo estudante da Bíblia, porque amiúde eles determinavam o curso da história de Israel, e o ministério de Jesus encareceu a cura dos enfermos.


A. Afasia. É a perda temporária da fala, geralmente causada por uma lesão cerebral, mas às vezes atribuída a um transtorno emocional. Isto aconteceu ao profeta Ezequiel (Ez 33:22). Quando o anjo disse a Zacarias que ele ia ser pai de João Batista, o velho saiu do templo e não podia falar (Lc 1:22).
B. Apoplexia. Este termo refere-se a uma ruptura ou obstrução de uma artéria do cérebro, causando derrame. Quando Abigail falou a Nabal de seu insulto a Davi e de suas horrendas consequências, "...se amorteceu nele o coração, e ficou ele como pedra"; dez dias mais tarde ele morreu (1 Sm 25:37-38). Esses sintomas sugerem que ele sofreu um ataque de apoplexia. O mesmo pode ter acontecido a Uzá, que tocou a arca da aliança (2 Sm 6:7), bem como a Ananias e Safira (At 5:5, 9-10).
C. Câncer. Ezequias estava muito doente e o Senhor lhe disse que se preparasse para morrer (2 Rs 20:1). O Senhor infligiu uma doença incurável a Jeorão, e após dois anos saíram-lhe as entranhas (2 Cr 21:18-19). Os biblicistas creem que esses homens podem ter sofrido algum tipo de câncer, embora a disenteria crônica também pudesse ter produzido os sintomas de Jeorão. Contudo, a Bíblia não se refere ao câncer pelo nome porque esta enfermidade não tinha sido identificada nos tempos bíblicos.






D. Cegueira e perda da audição.  Três tipos de cegueira são mencionados na Bíblia: a repentina, causada por moscas e agravada por sujeira, pó e resplendor; a gradual, causada por velhice; e a crônica. Paulo sofreu cegueira temporária no caminho de Damasco (At 9:8). A Bíblia se refere com frequência a pessoas idosas cujos olhos se "enfraqueceram" (cf. Gn 27:1; 48:10; 1 Sm 4:15). Mas, na maioria das vezes, ela se refere à cegueira crônica.
Cristo curando um cego. Num detalhe da frente de um sarcófago romano (cerca de 330 A. D.) Cristo toca os olhos de um cego com uma pasta de saliva antes de enviá-lo ao tanque de Siloé (João 9). Os hebreus criam que Deus amaldiçoaria aos que fizessem o cego errar o caminho (Dt 27:18).
Os israelitas sentiam compaixão pelos cegos. Na verdade, Deus impôs maldição ao que fizesse o cego errar o caminho (Dt 27:18). Jesus assistiu muitos cegos. Ele disse: "O Espírito do Senhor... me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos" (Lc 4:18), Jesus curou um cego de nascença (Jo 9:1-41); um cego cuja cura foi gradual (Mc 8:24); dois cegos assentados à beira da estrada (Mt 20:30-34); e muitos outros (Mc 10:46-52; Lc 7:21).
Muitas vezes se interpretava a cegueira como castigo por fazer o mal. Encontramos exemplos disto em Sodoma (Gn 19:11); o exército sírio (2 Rs 6:18); e no caso de Elimas, em Pafos (At 13:6-11).
De quando em quando o Novo Testamento se refere a pessoas que perderam a capacidade da fala (cf. Mt 9:32; 15:30; Lc 11:14). Frequentemente tal fato era resultado da perda da audição.
E. Coxeadura. A Bíblia descreve muitas pessoas que eram coxas, sendo o caso mais memorável registrado em At 3:2-11, onde lemos a respeito de um homem (coxo de nascença) que diariamente era carregado à Porta Formosa de Jerusalém para mendigar. Um dia o mendigo viu Pedro e João que entravam no templo e pediu-lhes dinheiro. Em vez de dar-lhe dinheiro, os apóstolos invocaram o nome de Jesus para curar o homem. Pedro ergueu o mendigo, que começou a andar. Jesus curou muitas pessoas que eram coxas (cf. Mt 15:30-31).
F. Defeitos. Este termo geral refere-se a qualquer defeito do corpo como cegueira, coxeadura, osso quebrado, dedos ou artelhos extras (polidactilia), corcunda e assim por diante. A pessoa portadora de defeitos não podia oferecer sacrifícios a Deus (Lv 21:16-24), nem lhe era permitido ir além do véu do templo ou aproximar-se do altar, pois isto profanaria o santuário. Animais imperfeitos não poderiam ser usados para sacrifícios (Êx 12:5).
G. Desarranjos femininos. De acordo com a Lei de Moisés, a mulher que sofria de desarranjos menstruais devia ser considerada impura (Lv 15:25). Uma dessas mulheres, que sofria havia doze anos (Lc 8:43-48) tocou na orla da veste de Jesus e, por causa de sua grande fé, foi imediatamente curada.
H. Disenteria. Esta é uma enfermidade que em fase adiantada putrefaz os intestinos (2 Cr 21:15-19). A fibrina separa-se do revestimento interior dos intestinos e é expelida.
O Novo Testamento refere-se a uma forma grave de disenteria como "fluxo sanguíneo". O pai de um cristão chamado Públio jazia enfermo com fluxo sanguíneo (At 28:8). Paulo chegou, orou por ele e o homem foi curado.
I. Distúrbios endócrinos. A Lei de Moisés não permitia a um anão entrar na congregação do povo de Deus (Lv 21.20). A ciência moderna tem demonstrado que o nanismo é causado por distúrbio das glândulas endócrinas.
A Bíblia menciona também alguns gigantes, como Golias (1Sm 17:4). O verdadeiro gigantismo é causado por secreções excessivas da glândula pituitária. Contudo, muitas pessoas altas herdam esse traço de seus antepassados.
J. Distúrbios da pele. A Bíblia refere-se a muitos tipos de distúrbios da pele, tais como "tinha" ou sarna (Lv 13:30; 21:20). Lv 13:39 provavelmente se refira à vitiligem, que amiúde era confundida com lepra.
L. Distúrbios mentais e nervosos. O rei Saul parece ter tido sintomas de maníaco depressivo (cf. 1 Sm 16:14-23), e a Bíblia menciona outros que podem ter sofrido de distúrbios mentais ou nervosos. O rei Nabucodonosor é um exemplo (Dn 4:33).
M. Doenças venéreas. Há alguma evidência de que as doenças venéreas eram comuns nos tempos bíblicos. Por exemplo, Zacarias 11:17 adverte ao pastor que abandona o rebanho, dizendo que seu braço completamente se lhe secará, e o olho direito de todo se escurecerá. Lia tinha um problema de vista que provavelmente poderia ter sido resultado de sífilis hereditária (Gn 29:17).
N. Edema ("Hidropisia"). Esta palavra descreve um acúmulo anormal de fluido seroso no tecido conectivo do corpo ou numa cavidade serosa e é um sintoma. O acúmulo causa inchação. Jesus encontrou-se, pelo menos, com uma vítima de edema na casa de certo fariseu. Indagado por Jesus se era lícito curar no sábado, ele não lhe respondeu. Portanto, Jesus curou o sofredor (Lc 14:1-4).
O. Epilepsia. Este é um desarranjo marcado por descargas elétricas erráticas do sistema nervoso central e manifestado por ataques convulsivos. Certo homem trouxe seu filho epiléptico a Jesus em busca de socorro (Mc 9:17-29). A Versão de Almeida diz que o rapaz tinha um espírito "mudo e surdo". Jesus curou-o.
P. Febres. Moisés advertiu aos israelitas rebeldes de que "porei sobre vós o terror, a tísica e a febre ardente que fazem desaparecer o lustre dos olhos" (Lv 26:16). Deuteronômio 28:22 também se refere à febre.
Quando Jesus viu a sogra de Simão Pedro doente com este sintoma, ele repreendeu a febre e ela levantou-se da cama e serviu os discípulos (Lc 4:38). Noutra ocasião, Jesus curou o filho febril de um oficial do governo (Jo 4:46-54).
Muitas enfermidades na Palestina antiga teriam sido caracterizadas por febres altas, sendo as mais comuns a malária e a tifóide. Irrompeu uma praga quando os filisteus colocaram a arca de Deus no templo dum ídolo (1 Sm 5:2, 9, 12). O surto foi associado com ratos.
Q. Furúnculos. Este termo refere-se a quaisquer úlceras inflamadas na pele, tais como as causadas por uma infecção estafilocócica. Eles podem ter sido confundidos com "tumores" ou antraz. Os furúnculos ("shechin" em hebraico) são mencionados pela primeira vez em Êxodo 9:9, quando Faraó recusou permitir que os israelitas deixassem o Egito, e irromperam furúnculos no povo. Satanás teve permissão para afligir a Jó com furúnculos (Jó 2:7). O rei Ezequias também foi afligido com furúnculos (2 Rs 20:7), os quais Isaías curou aplicando uma pasta de figos. A pasta de figos frescos tinha efeito de puxar. Antes do advento dos antibióticos, era comum este tipo de tratamento para furúnculos.
R. Gangrena. Esta enfermidade é mencionada somente uma vez na Bíblia e a versão de Almeida a traduz por "câncer": "Além disso a linguagem deles corrói como câncer" (2 Tm 2:17). Nesta passagem a palavra grega usada é gaggraina como gangrena. Refere-se à deterioração circulatória que comumente chamamos gangrena, que se espalha rapidamente e consome o tecido.
S. Gota. O excesso de ácido úrico no sangue causa este mal dos rins que se manifesta por inflamação dolorida das juntas. O segundo livro das Crônicas 16:12-13 diz que o Rei Asa sofria de uma doença dos pés, que evidentemente era a gota.
T. Insolação. Isaías pode ter-se referido à insolação ou prostração pelo calor quando disse: "A calma nem o sol os afligirá" (Is 49:10). Em 2 Rs encontramos um jovem que trabalhava entre os segadores, quando disse ao seu pai: "Ai! a minha cabeça!" Foi levado para casa, onde morreu (2 Rs 4:18-20). É possível que a insolação fosse uma moléstia comum nos verões quentes do Oriente Próximo.
U. Lepra. Uma das mais horríveis doenças do mundo, a lepra é causada por um bacilo e se caracteriza pela formação de nódulos que se espalham, causando perda de sensação e deformidade. Hoje tratada com drogas à base de sulfona, a lepra é, talvez, a menos infecciosa de todas as moléstias contagiosas conhecidas. O mal de Hansen, como é mais propriamente conhecido, era frequentemente mal diagnosticado nos tempos bíblicos. As pessoas acreditavam então que era altamente contagiosa e hereditária. Lv 13:1-17 condena a lepra como "praga".
Na base de um pêlo numa chaga, uma pústula ou uma mancha na pele que se tornou branca, o sacerdote declararia a pessoa leprosa e a isolaria durante sete dias. Se nesse tempo não ocorresse mudança na mancha, o isolamento se estenderia por mais uma semana. Nesse tempo, se a mancha tivesse começado a desaparecer, o "leproso" seria declarado são e voltava à sua vida normal. Contudo se a mancha permanecesse ou se espalhasse, ele era declarado impuro e seria expulso.
A lepra era muito comum no Oriente Próximo. Se um hebreu fosse curado da lepra, ele devia oferecer determinados sacrifícios e participar dos ritos de purificação (Lv 14:1-32). Jesus curou leprosos em muitas ocasiões (cf. Lc 5:12-13; 17:12-17).
O leproso
Através da história, a lepra tem sido uma das mais temidas moléstias. Até ao presente século, os homens têm dependido de várias formas de ostracismo social num esforço por controlar a doença. Os havaianos baniram os leprosos da ilha de Molokai. Os nobres medievais construíram vastos leprosários. E os judeus antigos punham o leproso "fora do arraial" (Lv 13:46).
Pouco sabemos da vida real dos leprosos nos tempos bíblicos depois de haverem sido segregados da comunidade. Lv 13-15 contêm os dados mais pertinentes sobre o tratamento ― ou de sua falta ― da lepra no Antigo Testamento. Esses capítulos dão pormenores dos sintomas da moléstia, dos procedimentos pelos quais o sacerdote determinava a cura de um caso, e das ofertas a serem feitas antes que o leproso pudesse reentrar na comunidade.
A condição de vida do leproso foi descrita muito simplesmente em Lv: "As vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e os seus cabelos serão desgrenhados; cobrirá o bigode e clamará: Imundo, imundo! Será imundo durante os dias em que a praga estiver nele; é imundo, habitará só: a sua habitação será fora do arraial" (Lv 13:45-46).
Era horrível ser condenado à vida de leproso. Nos tempos medievais, muitas vezes o sacerdote lia o ritual de sepultamento do leproso antes de ele ser expulso da cidade. Os milagres de cura da lepra realizados por Cristo são testemunho de sua compaixão bem como de seu poder (cf. Mt 8:1-4; Mc 1:40-45; Lc 5:12-14).
Lucas é o único evangelista que fala da cura de dez leprosos operada por Jesus durante sua ultima viagem a Jerusalém. Os dez se acharam curados quando iam apresentar-se ao sacerdote, mas somente um voltou para agradecer a Cristo. Este relato é a única evidência do Novo Testamento de que os leprosos viviam em grupos, sugerindo que a lei de Levítico tinha sido relaxada. 2 Rs 7:3-10 menciona quatro leprosos agrupando-se fora das portas de uma cidade. Mas evidentemente os leprosos viviam separados da população saudável das cidades. Nos tempos do Antigo Testamento, a lepra era considerada fonte de contaminação física antes que de corrupção moral (um mito popular no tempo de Jesus).
A lepra era sempre um desastre, mas levou séculos para a sociedade aprender a enfrentar com êxito a moléstia.
V. Malária. Esta moléstia infecciosa é causada por protozoário do gênero plasmodium. Esses animais unicelulares podem viver no sangue de seres humanos e de animais ou na fêmea do mosquito anófeles. Uma vez que a malária se instala no sistema, ela tende à recidiva. Paulo pode estar falando da malária quando se refere ao "espinho na carne" (2 Co 12:7).
X. Paralisia. Os Evangelhos registram um incidente bem conhecido em que Jesus curou um paralítico em Cafarnaum (Mc 2:1-12). O livro de Atos descreve como os apóstolos curaram pessoas com "paralisia" (At 8:7; 9:33-34).
Z. Poliomielite. Este é o nome comum da paralisia infantil, que geralmente afetava as crianças. Em 1 Rs 17:17 encontramos uma mulher que trouxe o filho ao profeta Elias. O menino estava tão doente que já não havia fôlego nele; este sintoma sugere que ele podia ter tido poliomielite, embora também possa ter sido uma forma de meningite. Elias fez o menino reviver mediante a intervenção do Senhor em resposta à sua oração. Contudo, a Bíblia não nos diz se o menino ficou completamente curado. Os homens descritos em Mt 12:9-13 e Jo 5:3 podem ter tido poliomielite.
AA. Praga. Nossas traduções podem empregar esta palavra para designar qualquer doença epidêmica. Também é empregada em sentido geral em Êxodo 7-10, onde ela se refere aos castigos que Deus infligiu aos egípcios.
Os israelitas foram atingidos por epidemias três vezes durante sua peregrinação no deserto. A primeira vez foi quando estavam comendo as codornizes que Deus enviou para satisfazer-lhes o desejo de comer carne (Nm 11:33). A segunda vez, uma "praga" ceifou a vida dos que desestimularam os israelitas de entrar na Terra Prometida (Nm 14:37). A terceira epidemia veio como castigo de Deus sobre os israelitas. Arão deteve a "praga" oferecendo incenso a Deus (Nm 16:46-47). Em outra ocasião, Finéias salvou os israelitas de uma epidemia matando um homem que trouxe uma midianita para o seu meio. Não obstante, 24.000 pessoas morreram (Nm 25:8-9).
O Antigo Testamento descreve muitos casos em que Deus enviou "pragas" para castigar seu povo. Um exemplo disso encontra-se em 2 Sm, onde Davi diz: "... a fim de edificar nela um altar ao Senhor, para que cesse a praga de sobre o povo" (2 Sm 24:21).
Não temos prova de que a Bíblia se refira à peste bubônica, que viria a ceifar milhões de vidas na Europa medieval.
BB. Síncope. A parada cardíaca ou a repentina queda de pressão sanguínea geralmente se denomina síncope. Quando Jacó ficou sabendo que seu filho José ainda vivia, seu coração "ficou como sem palpitar" (Gn 45:26) ― provavelmente uma referência à síncope. Quando Eli ouviu dizer que a arca da aliança tinha sido capturada, caiu da cadeira para trás, quebrou o pescoço, e morreu (1 Sm 4:18). Este pode ter sido outro caso de falha cardíaca ou síncope.
CC. Tísica ou tuberculose. Moisés advertiu aos israelitas rebeldes: "O Senhor te ferirá com a tísica, a febre, e a inflamação, com o calor ardente ..."
DD. Tumores. Este termo provavelmente se refere à antraz, doença que pode ser transmitida ao homem por gado, ovelhas, cabras e cavalos. A doença é causada por uma bactéria em forma de bastonete, que forma esporos. Esses esporos, por sua vez, podem infeccionar os seres humanos, que desenvolvem uma lesão em forma de bolha com pústula (vesícula). Na fase infecciosa, o tumor é denominado pústula maligna. Os tumores são mencionados somente uma vez na Bíblia (Êx 9:9-10). Deus afligiu-os aos egípcios quando Faraó recusou deixar que os hebreus fossem para a Terra Prometida.






EE. Varíola. Alguns biblicistas creem que a palavra hebraica maqaq (literalmente "definhar-se") refere-se à varíola. Almeida geralmente traduz esta palavra como "consumir-se", o que sugere desespero emocional: "Aqueles que dentre vós ficarem serão consumidos" (Lv 26:39). "Não lamentaras, nem chorarás, mas definhar-vos-eis nas vossas iniquidades" (Ezequiel 24:23).






FF. Vermes. Isaías avisou que os rebeldes de Israel seriam afligidos com vermes (Is 51:8). Também ele predisse este destino para a Babilônia (Is 14:11). Esta doença parasítica podia ser fatal porque não havia remédio para ela.

A Bíblia diz que "um anjo do Senhor" feriu a Herodes, o Grande. Comido de vermes, ele morreu (At 12:23).


O USO DE REMÉDIOS


Quando o organismo de uma pessoa começava a deteriorar-se e a sofrer dores, a vítima naturalmente procurava remédio. Desse modo as pessoas dos tempos antigos desenvolveram um extenso conhecimento de remédios naturais.                                                       

Provavelmente os primeiros remédios chegaram aos israelitas por meio dos egípcios, especialmente dos sacerdotes. Os egípcios também embalsamavam seus mortos com especiarias e perfumes costume que os israelitas logo vieram a adotar.


Nos tempos bíblicos, os remédios eram feitos de substâncias minerais e animais, de ervas, vinhos, frutas e outras partes das plantas. A Bíblia refere-se com frequência ao emprego medicinal dessas substâncias.

Por exemplo, o "bálsamo de Gileade" é mencionado como substância curativa (Jr 8:22). Pensa-se que o "bálsamo" era uma excreção aromática de uma árvore sempre verde ou uma forma de incenso. Sabia-se que o vinho misturado com mirra aliviava a dor entorpecendo os sentidos. Este remédio foi oferecido a Jesus enquanto ele pendia da cruz, porém ele se recusou a tomá-lo (Mc 15:23). Os israelitas ungiam os enfermos com loções suavizantes de óleo de oliva e ervas. Na história do Bom Samaritano, óleo e vinho foram derramados nas feridas da vítima de assalto (Lc 10:34).  Os primitivos cristãos continuaram esta prática, ungindo os enfermos enquanto oravam por eles (Tg 5:14).

Mateus 23:23 menciona certas especiarias como antiácidos.  As mandrágoras eram usadas para excitar o apetite sexual (Gn: 30:14). Outras plantas eram usadas como remédios ou estimulantes.


OS MÉDICOS E SEU TRABALHO


Os médicos profissionais exerciam suas habilidades nos tempos bíblicos, mas o seu trabalho era grandemente considerado como magia. O Antigo Testamento não menciona o nome de nenhum médico, embora se refira ao trabalho deles (cf. Gn 50:2; 2 Cr 16:12; Jr 8:22). O livro deuterocanônico de Eclesiástico (segundo século a.C.) celebra a sabedoria e perícia dos médicos (38:1-15). No Novo Testamento, Lucas é mencionado pelo nome como o "médico amado" (Cl 4:14).

A circuncisão é o único tipo de cirurgia mencionado na Bíblia. Tratava-se da remoção cerimonial do prepúcio do menino hebreu oito dias após o seu nascimento. A prática começou por ordem de Deus a Abraão (Gn 17:10-14), e Deus irou-se contra Moisés por ter deixado de observá-la (Êx 4:24-26). O próprio Jesus foi circuncidado ao oitavo dia (Lc 2:21).

TRATAMENTOS RITUAIS E CURAS MILAGROSAS


A Bíblia refere-se a alguns casos em que o enfermo executava uma lavagem ritual a fim de receber a cura. Quando Naamã ficou leproso por exemplo, o profeta Eliseu instruiu-o a mergulhar sete vezes no rio Jordão. Naamã o fez e foi curado (2 Rs 5:10). Jesus aplicou lodo aos olhos de um cego e lhe disse que fosse lavar-se no tanque Siloé. O cego obedeceu e recebeu a vista (Jo 9:7).


Em muitas outras ocasiões Deus operou milagres pelo ministério de seus servos. Elias e Eliseu viram numerosas curas deste tipo (cf. 1 Rs 17:17-22; 2 Rs 4:32-37). Quando Jesus curava pessoas de toda sorte de enfermidades, confirmava-se que ele era o Messias (Lc 7:20-22), Os sacerdotes do templo exerciam diversas funções médicas. O livro de Lv descreve sete formas de purificação ritual que tinham significado médico. Elas tratavam de: pós-parto (Lv 12), lepra (Lv 13), doença venérea (Lv 15:12-15), função sexual masculina (Lv 15:16-18), intercurso sexual (Lv 15:18), menstruação (Lv 15:19-30), e cadáveres (Lv 21:1-3).

Bibliografia JAMES I. PACKER, MERRILL C. TENNEY, WILLIAM WHITE, JR.


 Um dos maiores desafios da humanidade é vencer as doenças. Acredita-se que a metade da população mundial encontra-se enferma ou drogada.
- Mas que absurdo..., esse cara é louco!
O problema de reconhecermos este mal está na forma com que encaramos nossos problemas. Quando falamos em drogas associamos de imediato as drogas ilícitas. Aquelas que entram no mercado negro das baladas ou no submundo do crime. Na verdade, Droga é um nome genérico dado a todo o tipo de substância natural ou não, que ao ser introduzido no organismo provoca mudanças físicas ou psíquicas. Nas áreas de Medicina e Farmacologia, droga é qualquer substância que previne ou cura doenças ao causar alterações fisiológicas nos organismos. No sentido corrente, o termo “droga” refere-se em geral às substâncias ilícitas que provocam dependência, afetam o Sistema Nervoso Central e modificam as sensações e o comportamento do indivíduo. Ou ainda às substâncias lícitas, aquelas permitidas por lei, como o álcool, o tabaco e os medicamentos que possuem tarja preta na sua embalagem.
Não pense que nos tempos do Messias as drogas não existiam. Longe de qualquer conhecimento, as drogas mais utilizadas em geral eram as que aliviavam as dores. Com pouco conhecimento que tinham sobre o corpo humano, conhecer medicamentos era algo impossível. Poucos eram os que sobreviviam por longos anos, e os que alcançavam isso, na maioria das vezes tinham um bom relacionamento para com o ALTÍSSIMO. Era uma espécie de prêmio para os que O obedeciam.
O temor do SENHOR é a chave da sabedoria e conhecer a Divindade é alcançar o pleno sentido do conhecimento!
11Porquanto por meu intermédio os teus dias serão multiplicados, e o tempo da tua vida se prolongará.
12Se fores sábio, o benefício será todo teu; contudo, se fores zombador sofrerás as consequências da tua própria escolha”.
Referência Cruzada
Deuteronômio 11:21
para que vossos dias e os dias de vossos filhos se multipliquem em paz sobre a terra que Yahweh jurou dar a vossos antepassados, e sejam tão numerosos como os dias durante os quais o céu permanecer sobre a terra!


Provérbios 3:2
porquanto eles prolongarão a tua vida por muitos anos e te concederão plena


Provérbios 3:16
Ao passar da vida, na mão direita a sabedoria te garante longevidade; na mão


Provérbios 9:6
Abandonai a insensatez e vivei; andai pelo Caminho do arrependimento!


Provérbios 10:27
O temor do SENHOR prolonga os dias da nossa existência, mas o tempo de vida dos perversos será abreviado.


As religiões foram às maiores causadoras da desgraça humana, pois em nome de uma fé vã, mudaram o sentido das coisas. Poderíamos falar sobre muitas delas e nos tornaríamos arrogantes. Mas não devemos deixar despercebida a ignorância que há em meio às de cunho cristão.


Diversas vezes ouvimos falar sobre Moisés e suas leis. O que pouco é mencionado é que graças as Leis Mosaicas, hoje, diversos países se beneficiaram com as mesmas. Mas o cúmulo da ignorância é achar que os Dez Mandamentos trata das mesmas Leis Mosáicas. Ora..., os dez mandamentos cunhados em pedras foram leis do Altíssimo. Assim sendo, o Altíssimo quando mostrou a Lei, ele estava mais preocupado com o povo. Afinal, a maioria das mesmas tratam da relação para com cada indivíduo e com seu próximo. Sabendo que a relação para com o próximo era tão importante quanto para consigo mesmo. O Altíssimo, conhecendo o caráter humano poderia dar ordem de acabar com o ser humano, o que para o Altíssimo é simples. Mas o que isso tem haver com a cura?
Simples. Tudo que o altíssimo criou, ele observava para ver o que era útil ao ser humano. E nada foi feito para que os memos não tirasse proveito.


No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.


Gênesis 1:1-31


Essa maneira, muitas vezes deturpada pelas pessoas à ponto de por dúvida em sua forma de entendimento, quando se refere a frase...
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom.
...nada mais é que a comparação que há em você fazer uma massa de bolo e provar, ainda que cru pra ver se ficasse boa de açúcar. Afinal, quem comer tem que achar que ficou boa. E como é agradável você ouvir um elogio. Não muito diferente, o Altíssimo quer ouvir de você elogiando a sua criação. Mesmo que aos olhos de muitos pode parecer nojento. Por exemplo: Você olhar um espermatozóide fecundar um óvulo, para nós é a perfeição da natureza. Mas ninguém tem a mesma concepção de beleza ao ver uma mosca varejeira à por lavas. Também é um milagre da vida. Da vida da mosca. Alguém já perguntou como ela fica feliz ao ver seus filhinhos? Certamente, nem precisa de uma resposta.
Mas as pessoas estão acostumadas a ver as coisas acabadas de forma a agradar aos olhos. Poucas pessoas comprariam um aparelho celular transparente. A maioria prefere os de capa dourada ou que reflitam a luz e riquesa (ou status). Por que somos atraídos pelo que atrai valores. Aquilo que nos agrada tanto no campo da beleza assim como no campo do prazer, da saúde, do paladar, enfim. Precisamos satisfazer nossas vontades e prazeres. Se isso ocorre com nossos sentimentos de pura vaidade. Isso nada mais é que Soberba. E isso n os torna pecaminosos. E em que consiste o pecado. Tudo que vai de contra a relação com o Altíssimo e tudo que vai de encontro com seu próximo. É errado ser vaidoso? Não, desde que sua vaidade não escandalize o seu próximo. Bom, se a busca pela vaidade era normal, que dirá o alívio da dor.
Para entendermos melhor entenda o cenário da época. Isso sem se estender para tempos mais remotos.
As cidades da Galileia e da Judeia que Jesus percorreu eram locais insalubres, barulhentos e perigosos. Como muralhas cercavam essas povoações, o espaço era restrito. Quase não havia praças, quintais ou árvores. Todo terreno costumava ser ocupado por construções, que compartilhavam paredes. As portas abriam direto na rua. A violência era epidêmica, e não existia polícia. Logo, ninguém se arriscava na rua depois do anoitecer.


Higiene
A imundície era generalizada, porque lixo e dejetos eram despejados na rua. Havia latrinas públicas em algumas cidades, mas elas eram evitadas pelas condições repulsivas. Os moradores tinham penicos  que despejavam pela janela, não raro sobre a cabeça de alguém.


Casas
Ricos viviam em mansões com água corrente. Havia prédios de apartamentos na Judéia, mas as pessoas mais pobres moravam em casas pequenas, de um ou dois aposentos. Em uma passagem de Mateus, YAOHUSHUA dá a entender que uma única lamparina a óleo era suficiente para iluminar um lar. O teto das residências era achatado, porque quase não chovia. Como faltava espaço nas ruas, os judeus usavam a laje para tomar sol ou ar fresco. Nas noites quentes, dormiam no telhado.


A casa de YAOHUSHUA
Um trecho de Marcos, segundo pesquisadores, demonstra que a casa de YAOHUSHUA não seria pequena, porque nela cabiam várias pessoas:


"Logo se espalhou a notícia de que YAOHUSHUA estava em casa.  E tanta gente se reuniu aí que já não havia lugar nem na frente da casa."
Não havia supermercados ou shopping center e o sistema de internet eram os mensageiros que viajavam de um lugar para o outro levando mensagens, ofício este conhecido hoje como carteiro (correios).
No campo Militar este ofício era exercido pelo euangelion, foi originalmente usada para descrever as “boas novas” da vitória militar trazida de um mensageiro ao seu comandante. Em seguida, passou a significar simplesmente uma mensagem “boa”. Os escritores do Novo Testamento escolheram esta palavra para descrever as “Boas Novas” de Jesus Cristo e Sua salvação. Se observar bem, o Messias provavelmente  não teria usado este termo que era meramente militar e grego falado pelos romanos. E O Messias não tinha interesse na escrita mas sim nos ensinos dos seus atos que eram simples e tinham mais significado do que se fossem escritos. O Messias se ateve em curar, ensinar o povo a viver em meio ao caos do que fazer o povo ficar lendo manuais de boa conduta. E nas diversas ocasiões que se referiam as Sagradas Escrituras com toda a certeza, não era a Bíblia.


1  E alguns dias depois, entrou outra vez em Cafarnaum, e ouviu-se que estava em casa.


2  E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra.


3  Então foram ter com ele uns que conduziam um paralítico, trazido por quatro,


4  E não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde ele estava, e fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.


5  E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, estão perdoados os teus pecados.


6  E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seu coração, dizendo:


7  Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?


8  E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?


9  Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?


10  Pois para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),


11  A ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa.


12  E levantou-se, e tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.


            YAOHUSHUA em seu tempo era tratado mais como guru. Ninguém se convertia a Jesus ou ao cristianismo, mas eram conhecidos da seita dos Nazarenos.  Grande parte dos que o buscavam não iam para obter bens materiais, carroças, casas e outras coisas. A maior parte do seu tempo promovia curas. Em algumas situações Ele mesmo relatou a dificuldade de se curar certos problemas...
Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse:
"Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques e está sofrendo muito. Muitas vezes cai no fogo ou na água.
..., até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino".“Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo”.
Respondeu Jesus: "Ó geração incrédula e perversa
Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino e, desde aquele momento, ele ficou curado.
Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: "Por que não conseguimos expulsá-lo? "
Ele respondeu: "Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.
Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum".


Mateus 17:14-21


Na verdade, O Messias não veio te dar carro, piscina, casa e outra coisa qualquer. Mas veio aliviar nossas enfermidades. No entanto vemos hoje dificuldades até mesmo entre os religiosos em praticar a cura, afinal, são os mesmos que estão pregando a prosperidade material ao invés da espiritual. Existem locais que ensinam as pessoas a praticarem a bondade divina, mas para isso precisam ter um cordão com um medalhão e serem iniciados. Ora...! O Messias quase sempre empunhava as mãos sobre o enfermo e curava. Não sei se por oração ou por poder, ou os dois juntos, mas Ele curava, Traziam os mortos do vale da escuridão com sua voz e autoridade, como fez com Lázaro.
Quando o Messias fala a respeito do pecado que escraviza o homem, muitos relacionam de imediato a questões sexuais. Acontece que o casamento não era uma união fruto do amor, mas sim um acordo. Uma troca que favorecia famílias. Mas nem todas se casavam e em sua maioria ficavam viúvas cedo. Outra coisa importante sobre a cura. Em quase todos os casos, não se ouve falar em cura de pessoas desmembradas, mutiladas ou coisa parecida. Na maioria dos casos as pessoas estariam íntegras mesmo diante as suas enfermidades.
O Messias curava as pessoas libertando-as principalmente das enfermidades que as faziam usar drogas. Hoje, com tanto avanço da ciência, acredita-se que mais da metade da população mundial encontra-se enferma, mesmo não sabendo. E acabam fazendo uso de medicamentos (drogas) muitas vezes por razões de amenizar os sintomas da doença e não exatamente para tratar a origem dos sintomas.
Altos números de diabéticos
Problemas de colunas sem diagnóstico
Herpes
Câncer
Coração e muito mais.
Gripe H1N1
Sífilis
Sífilis secundária
Sífilis terciária
Doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti
Dengue
Zika
Chikungunya
HIV


E diversos outros vírus e demais doenças.


No tempo do Messias não se falava em doenças sexualmente transmissíveis pois não se conhecia e/ou não existiam. E nos tempos de Roma e do Império Romano a prostituição era tão comum quanto refrigerante.
As pragas as que se manifestaram no Egito, são fichinha perto do que ocorre nos dias de hoje e o que haverão de ocorrer num futuro bem próximo.
Hoje a busca pelos dons de cura não é algo interessante as pessoas, tanto prova que médicos cobram preços exorbitantes por consultas e receitas mais caras que as próprias consultas. Se pagar o médico não paga o medicamento. Medicamentos para hipertensão é um dos grandes vilões do marcado fazendo um desfalque enorme no orçamento da casa. A longevidade mostrada nas mídias como se a sociedade estivesse vivendo melhor é uma mentira estampada na cara de todo muno, afinal, a população esta doente.
Como se não bastasse tudo isso, ainda tivemos as guerras com exposição a radiação nuclear que afeta a toda humanidade de alguma maneira. Acidentes como Chernobyl que até hoje irradia radiação no ar e Fukushima no Japão.
Muitos são os que buscam o maravilhoso Dom da cura, por outro lado..., as igrejas, (pseudo-s) principais conhecedores da verdade, ao invés de ensinar a verdade preferem se limitarem a dizer que Jesus cura, Jesus salva e que o dízimo é obrigatório. O Messias certamente dirá...Raça de Víboras..., e se atem a ficar falando o que não sabe e promovendo a ignorância.
Satanás promove milagres, curas e promove prosperidade. E tudo tem seu preço, enquanto YAOHUSHUA ensinava tudo de graça e promovia a cura sem cobrar uma moeda sequer.
Quando o Altíssimo descansou no sétimo dia Ele estava mostrando ao homem que a cada seis dias de trabalho o homem precisa de um(01) para descanso. Mas os ignorantes não sabem ou não querem aceitar o fato que num passado não muito distante o homem era obrigado a trabalhar todos os dias. Que a Bíblia que hoje a chamamos de sagrada era na verdade uma forma de escravizar o homem onde o descanso e a liberdade era um direito dos nobres. Que a Santa ceia, assim como todas as ceias, além de almoço, janta e demais alimentações foram impostas restrições pelo Altíssimo sabendo que o povo comendo de tudo seria um povo doente. Num tempo em que a medicina não existia em que viviam em desertos ou regiões semelhantes a desertos as dificuldades seriam muitas. E olhe, que nem se falava em doenças como as de hoje. Então quando falamos de Dez Mandamentos, Leis Mosáicas dizem pobres e ignorantes que tudo isso foi feito para os Judeus. Então os dízimos foram feitos para os Judeus. As ofertas foram obrigações dadas aos Judeus. E se queremos viver com o Altíssimo viveremos com os Judeus. Obviamente teremos que obedecer ao Altíssimo da mesma forma que os Judeus. Seremos nós diferentes deles? Ou seremos mais agraciados do que eles. Tudo que o Altíssimo fez foi pra todos nós, seres humanos. Mas achamos de sermos os melhores. E que Eles crucificaram o Messias. Por tanto não merecem a Salvação. Esquecem que tudo havia de se cumprir. E para que se cumpra as promessas do Altíssimo em nossas vidas temos que sermos obedientes. Ao menos tente. Mas seja qual for a promessa em sua vida. Uma coisa é certa. Ele não vai deixar de fazer o que terá de ser feito para com a humanidade. O retrato das igrejas hoje são milhares de LÍDERES  tomando remédios para pressão, pro fígado, retalhados de cirurgias, sofrendo do diabetes, do coração e demais enfermidades, gordos, inchados mergulhados na vaidade de sua liderança, se achando doutores e em suas vestes ao invés de pedras preciosas e vestes sagradas, estão com paletós recheados de anti depressivos, medicamentos pra pressão alta e consultas marcadas para médicos. Gastam dinheiro a vida toda pagando planos de saúde e quase tudo que gastam é com saúde. E mesmo assim continuam dizendo que Deus cura, Deus salva, que Jesus salva, ladainhas que se fala nas igrejas principalmente por falta de conhecimento e interesse e falta do que oferecer ao rebanho. Mergulhados em revelações e profecias meramente humanas onde o real sentido da vinda do messias esta a quem da realidade de Sua vinda a este mundo.
Bendito seja aquele que busca o Dom da cura. Bem dito aquele que busca a verdade.
Há algo importante que o Messias deixou pra nós...


"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.
E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
Vocês conhecem o caminho para onde vou".
Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? "
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto".
Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta".
Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?
Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.
Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.
Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.
E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.
O que vocês pedirem em meu nome, eu farei".
"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,
o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.


João 14:1-17


  E por fim, já na exaustiva de Suas recomendações o Messias conclui...


Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.
 11      Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
            E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
            Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
            Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
            Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
            Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.


Se você busca o dom da cura, não precisa orar em vós alta, pular e fazer sapateados. Isso é falta de conhecimento. Comece ouvindo o enfermo. Isso é muito importante. Muitos estão doentes por falta de atenção, de alguém que os ouça. Depois o estimule na fé no Messias, pois de nada vale um dom sem fé. A fé vem na frente do dom certo que o mesmo dom é uma dádiva do Altíssimo e não um bem pessoal. Estenda as suas mãos sobre o enfermo e ore sob a autoridade do Altíssimo em nome de seu Filho YAOHUSHUA. Não tenha vergonha de pronunciar Seu nome. Faça o que é certo e deixe que o Messias opere. Pois a Luz que lhe é concedida é a Graça não merecida, mas que todos a recebem muito antes de vim a este mundo. Por tanto, deixe a vaidade de lado e busque a humildade, pois são centelhas do poder e a energia que alimenta e faz resplandecer a sua Luz. Lembre-se.., cada indivíduo é um ser único diante ao Altíssimo, porém é tradado quase que sempre de forma igual para que não haja conflitos e contendas. Afinal, assim como nós, o Altíssimo sente ciúme de todo aquele que Lhe Onra. Não é atoa que se diz..., Estenda a mão a seu próximo ou, simplesmente..., Ajude. O Ato de estender as mãos em oração silenciosa em prol de alguém, pode não parecer, mas é o mínimo que podemos fazer por uma pessoa. Às vezes representa mais que você dar uma quantia em dinheiro afinal, você pode ser o homem mais rico do mundo mas, sem a saúde..., seu dinheiro vai virar cápsulas de remédios ou, drogas. Consequentemente, acharás a vida uma droga.


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