No cristianismo, o Espírito Santo é a terceira prosopon da Santíssima Trindade - juntamente com Deus Pai e Deus Filho - e é o Deus onipotente. Ele é visto como sendo uma das pessoas do Deus Triuno, que revelou seu Santo Nome YHWH ao seu povo em Israel, enviou seu Filho Eternamente Gerado YESHUA para salvá-los do pecado e da morte e enviou o Espírito Santo para santificar e dar vida à sua Igreja. O Deus Triuno se manifesta como três "pessoas" (grego koiné: hypostasis) de uma única substância divina (grego antigo: ousia), chamada Deus.
Jesus é apresentado nos Evangelhos como sendo o Messias há muito profetizado, que batiza não com água, mas com o "Espírito Santo" e com fogo (Lucas 3:16). Antes da Paixão, durante a Última Ceia, Ele promete enviar do Pai outro MEDIADOR ao mundo..., O Espírito Santo, o "Espírito da Verdade" (João 15:26), que, segundo os Atos dos Apóstolos, apareceu na forma de "línguas de fogo" sobre os discípulos.
Tem muitas pessoas que tem um conceito deturpado do que é santo e muito mais ainda de Santidade. A palavra SANTO designa o ser separado. Não existe santo morto, só pode haver santo quando vivo. Não necessariamente um Padre ou Monge, mas uma pessoa que deixa de se envolver com atitudes que conduzem ao erro. Normalmente, o pecado é associado à prática e comportamentos que contraria a vontade do Altíssimo. A violação do próprio corpo com autoflagelos, tatuagens, suicídio, e prostituição tanto para homens como para mulheres. A relação entre casais do mesmo sexo e/ou qualquer ação que contrarie a ordem natural dos seres humanos. A estes tipos de comportamentos constituem os pecados morais. Mas em tempos mais remotos, o pecado existia quando se contrariava algum dos Dez Mandamentos.
O pecado original acompanharia o ser humano até a conclusão do Juízo Final, porém, não significa que o ser é obrigado a tal prática. Até por que, a maioria da humanidade não tem noção de qual é de fato o pecado original. Contudo, a vida em santidade corresponde a buscar viver uma vida digna, seja no trabalho, entre os amigos, colegas, na escola, igreja e principalmente em casa no ceio familiar. A vida em santidade, não impede o casamento, mas não bem visto pelo Altíssimo as relações sexuais fora do casamento. Ser casto é um dom, mas convém o casamento, pois a união e a formação da família é o que agrada ao Altíssimo.
Devemos entender que a vida em santidade é uma busca constante e uma verdadeira luta da carne com o espírito. É se abster dos desejos infames da carne e se libertar de tudo o que escraviza as pessoas.
O Messias nos ensinava isso quando andou nesta terra. Quando Ele vai para o local o qual esta preparando para os que nEle crêem, Ele envia o Espírito Santo o qual habitará em cada indivíduo que traduzindo para nós levam o nome de Igreja. A santidade não é ação imediata, mas um trabalho diário que exige acima de tudo..., PA CI ÊN CI A.
E o princípio da Paciência é o mesmo da HU MIL DA DE. Se quiseres ser santo, seja paciente... Ouça mais... E busque aprender.
Mas se você sair por aí se dizendo uma pessoa humilde..., Saiba que as pessoas enxergam um ser humilde. Mas o humilde nunca se reconhece como tal.
Jeremias 7:23
Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
No capítulo 7 do livro de Yeremias o Senhor Deus faz algumas propostas para o seu povo, isso para que as coisas fossem bem para eles. Primeiro
... melhorar os caminhos (v. 3, 5),
... não confiar em palavras falsas (v. 4, 8),
... abandonar os pecados (v. 9, 17, 18), e por fim dar ouvido a voz do Senhor e andar em todos os seus caminhos, então tudo lhes correria bem.
Atentemos para essa receita e o mesmo sucederá conosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário